RELATORIO ACAMPAMENTO DE VERÃO
UNS DIAS ANTES…
Tínhamos chegado do tempo limite e os chefes disseram-nos para começar logo a pensar no nosso país e banco. Na nossa reunião de patrulha decidimos que o nosso país seria a Índia e o nosso banco seria o Banco Nacional Indiano.
1º DIA (31/7/10)
Eram 8:30 e já nos juntávamos todos na sede. Juntámos todo o material de patrulha, a nossa patrulha estava quase completa, faltavam a Carolina que não pode vir porque o médico não a deixou e a Margarida porque estava com uma conjuntivite no olho. Pegámos em todo o material pusemos no autocarro juntamente com as nossas mochilas, e seguimos caminho para Coruche. A viagem foi calma com muita gente a dormir e alguns bastante animados! À chegada o autocarro deixou-nos a meio-caminho porque não conseguia passar por aquela estrada, tirámos tudo do autocarro e seguimos o caminho, eram mais 500 metros, ainda demorámos algum tempo porque havia imenso material de patrulha. Quando chegámos ficámos todos a almoçar debaixo de uma árvore e depois os guias e sub-guias foram ver locais para montar campo, nós éramos para ficar num sitio um bocado longe de tudo e era inclinado por isso acabámos por ficar num terreno á casa que havia lá.
Quando levámos o nosso material para o local fomos todos montar a tenda excepto o Gonçalo que foi montar a cozinha, quando acabámos fizemos uma mesa que era a forma da mesa tapada com um pano de tenda e á volta era um buraco para por os pés, encontrámos também umas escadas que nós encostámos a uma árvore e fizemos um posto de vigia. Tínhamos também um pórtico que eram as nossas bandeiras( país e banco ), com uns paus espetados no chão a fazer uma cerca. Entretanto chamaram os 5 guias para fazer a contagem do dinheiro para ter a certeza que nenhuma patrulha tinha nem mais nem menos de 500. Ao mesmo tempo as patrulhas iam cozinhando o jantar que era esparguete á bolonhesa, mas algumas patrulhas atrasaram-se por isso o jogo da noite que era o “assalto ao castelo” foi cancelado. Por isso, por volta da meia noite(quando já as patrulhas tinham a loiça toda lavada) fomo-nos deitar, quero dizer só alguns, foi uma noite de assaltos muito activa, da nossa patrulha o Francisco foi logo dormir para não ficar de mau humor no jogo de cidade que ia exigir muito esforço físico, as catarinas ficaram de vigia no lado do pórtico, o ipy e o Diogo foram atacar e o Gonçalo ficou em cima da árvore o que deu muito jeito, porque apanhou todos os que vinham do lado da latrina. Por volta das 3:30 o Ipy e as catarinas foram deitar-se, o Diogo e o Gonçalo acabaram por ficar a noite quase toda de vigia porque era a primeira noite por isso todos estávamos pouco cientes das regras do jogo que eram basicamente: assaltos entre as 00:00 e as 07:00; e aqui é que falhou, não fazer muito alarido. Mas quanto ao nosso campo, estava calminho pois todos sabiam que a nossa segurança era apertada e o cofre estava muito bem escondido.
2ºDIA (1/8/10)
No dia seguinte acordámos com a noticia que todos os cofres foram roubados excepto o nosso e o da raposa, tomámos o pequeno almoço, que também se atrasou, e por volta da 11h partimos para o jogo de cidade que ia ser em Coruche a 9,5 km do campo, começámos a andar primeiro até ao alcatrão que eram 5 minutos, e depois fazendo o caminho até á estrada nacional e quando chegámos á estrada nacional reparámos que os carros passavam muito rápido por isso fomos sempre chegados á berma da estrada ao longo da estrada fomos encontrando animais mortos como gatos, pássaros e até cegonhas. No fim da estrada nacional, no cruzamento que ia para Coruche, apareceu a carrinha dos chefes e deram-nos boleia até á ponte antes de Coruche, estávamos com a Falcão e com a Cavalo e quando passámos a ponte fomos seguindo umas placas que diziam igreja, pois íamos á missa ao meio dia, seguimos as placas e de repente chegámos a uma capelinha onde entrámos e lá dentro só estavam umas idosas a rezar, por isso perguntámos a um senhor que estava na rua e ele disse-nos que a igreja principal era ao pé da câmara municipal, quando chegámos á missa já era meio dia e um quarto, na missa estavam também os escuteiros de lá que estavam de partida para os Açores. Depois da missa os chefes deram-nos as folhas do jogo de cidade. Este jogo foi muito interessante pois pudemos conhecer todos os pontos da cidade como a ermida, a praça de touros, os bombeiros, a câmara municipal e alguns cafés que ainda nos deram algumas informações. Durante o jogo tivemos também de arranjar os ingredientes e a receita do nosso jantar A hora para o fim do jogo era as 16:00 mas os chefes só chegaram pelas 16:45, depois mandaram-nos para campo, tínhamos agora de voltas aquele caminho gigante, pelo caminho ainda o Beny e o Gonçalo foram picados por vespas. Á chegada a campo tivemos o nosso primeiro banho que foi de mangueira atrás da casa. Depois tivemos de preparar o jantar que era a açorda de bacalhau, felizmente nós tínhamos a receita de um restaurante por isso até ficou comestível! Depois de toda a gente já ter arrumado o campo e lavado a loiça pudemos ir fazer o jogo da noite que era o “verde esverdeado” em que cada patrulha tinha 21 pulseiras distribuídas por todos, quando acabámos o jogo tínhamos uma bandeirola e muitas pulseiras de outras equipas o que nos punha em segundo lugar, mas os chefes dizem que nós e a falcão tínhamos uma suposta “aliança” por isso ficámos em terceiro. E fomos dormir… mas ás 5:30 da manhã, o Diogo acordou o Gonçalo para dizer que tinha roubado o cofre da cavalo, por isso eles ficaram até ás sete a ver se conseguiam mais cofres mas não.
3ºDIA (2/8/10)
Acordámos á hora combinada, 7:30, mas antes do pequeno-almoço tivemos uma aula de hidroginástica no açude.
Depois tomámos o pequeno-almoço que era mais uma vez cereais com leite. A grande actividade deste dia era a construção de jangadas, os materiais disponíveis eram canas, 4 câmaras-de-ar, tape e sisal. A nossa ideia inicial era fazer uma estrutura em forma de quadrado, mas isso era pouco hidrodinâmico por isso fizemos em forma de canoa com as câmaras-de-ar por ordem de tamanho, e á frente pusemos 3 garrafões de água para dar estabilidade. Desta vez as competições só começaram pelas 18:00 porque algumas patrulhas se atrasaram a almoçar. Entretanto também houve a inspecção de campo que a patrulha falcão ganhou. Fizeram-se 2 corridas de jangadas, as duas ganhas por nós.
O que nos encheu mais um bocado o cofre… seguia-se o jantar que era puré com bifes, que estranhamente o puré ficou verde mas o Manel acabou por se descair ao jantar e disse-nos que tinha sido a Catarina e a Ana… Depois do jantar houve um debate preparado pela nossa patrulha sobre a internet e os seus perigos. Seguia-se mais uma noite de assaltos mas foi bastante calminha pois todos queriam estar descansados para o raid do dia seguinte.
4ºDIA (3/8/10)
Acordámos de manha ás 7:30, tomámos o pequeno-almoço e estávamos prontos para começar o raid, mas estava imenso calor por isso acabou por isso acabou por começar só pelas 17, para o primeiro dia tínhamos 5 postos, o primeiro era no fim do açude e lá fomos nós, fomos pela margem direita porque era onde o posto se situava, fomos seguindo um trilho, mas de repente chegámos ao sitio onde o posto se situava mas não estava lá ninguém, de repente vimos a patrulha raposa na outra margem, a uns 100 metros de nós. Como a patrulha deles era enorme nós achámos que com eles estavam os chefes… e começámos a desesperar… mas depois lá apareceram os chefes e depois lá nos animámos um bocado. No posto tínhamos de encontrar umas pedras escondidas nas ervas, encontrámos 2. Seguia-se o próximo posto que era numa praia fluvial a 1km do posto 1, nesse posto tínhamos de acertar com umas pinhas numa garrafa para a mandar ao chão, acertámos 3 vezes. O próximo posto era num cruzamento em Rebocho em que tínhamos de dizer as 10 leis do escuta e indicar o caminho a um elemento nosso para tocar em 3 árvores de olhos vendados. O próximo posto era na igreja de rebocho em que tínhamos de acertar com uma bola numa câmara-de-ar. Depois voltámos ao posto 3 para nos juntarmos com o grupo com o grupo todo que ia chegando. Quando estávamos todos fomos para o local de dormida que era junto ao açude, estenderam-se 2 panos de tenda grandes no chão e dormimos todos lá em cima.
5ºDIA (4/5/10)
Acordámos e tomámos o pequeno almoço que eram 2 pacotes de leite e 1 pacote de cereais por patrulha. Arrumámos tudo e formámos, os chefes deram-nos as cartas e as coordenadas e nós fomos os primeiros a sair, o primeiro posto era na ponte da coroa, em Coruche! Por isso tivemos de voltar aquele caminho gigante para lá, mas a meio passaram os chefes e deram-nos boleia pois nós tínhamos comprado “deslocação para locais estratégicos” o que nos levou até Coruche, o posto era num local um bocado escondido… era ao lado da estrada principal, chegámos lá e tínhamos de contar a história do pego das armas e encontrar uma geocache. O segundo posto era na estação de comboios de Coruche, esta distância foi curta, quando chegámos lá tínhamos um enigma que tínhamos de ver onde e que o comboio estava 1:16h depois de sair de Coruche. O próximo posto era no açude da Agolada. O caminho para lá era muito cansativo! Pelo caminho ainda pedimos informações a um senhor que acabámos por descobrir que era David Ribeiro Telles, quando chegámos ao posto foi como encontrar um oásis no meio do deserto, estávamos cheios de calor por isso chegámos lá e fomos logo para o banho! Ainda ficámos lá uma hora com as outras patrulhas a divertirmo-nos na água, depois fomos todos almoçar, o almoço era frango assado com batatas fritas e pêssego para a sobremesa. Depois do almoço jogámos um jogo chamado “caça ao guia” em que nós apanhámos 3 guias, o que nos deu 90$ e um bónus de 10 porque o nosso guia não foi apanhado. Quando a temperatura já tinha descido pudemos continuar o raid, o próximo posto era no marco geodésico de Mendonça, mas os chefes não quiseram que nós fossemos até lá, por isso disseram para irmos para o próximo posto que era na ermida, por isso fomos até lá e tínhamos de encontrar uma geocache através de umas pistas que os chefes iam deixando, também encontrámos. O 6º posto e também o ultimo era na praça de touros onde tínhamos de encontrar 4 barcos de papel á volta da praça de touros. O raid já tinha acabado, tínhamos de voltar para campo, fizemos aquela estrada toda para trás sempre muito animados!
Quando chegámos a campo ficámos á espera das outras patrulhas, depois deram-nos o jantar e nessa noite não houve jogo nocturno, mas antes de dormir ficámos a saber que tínhamos ganho o raid! Também era merecido pois ficamos em 1º durante todo o raid. Depois fomos todos dormir.
6ºDIA (5/8/10)
No dia seguinte acordámos, fizemos hidroginástica e depois tomámos o pequeno-almoço. Era a manhã dos jogos terra, por isso jogámos base4 com tacos feitos por nós, foi engraçado apesar de termos ficado em 4º, mas no ultimo jogo ainda ganhámos á raposa com 65 bases( 16 voltas e 1 base). A seguir era o concurso de culinária, mas não correu muito bem para o nosso lado… o nosso prato era caril de frango com arroz basmati e pipocas e mousse de manga para a sobremesa.
Mas pronto, acabou por ganhar a raposa com um simples hambúrguer… mais para o fim da tarde houve umas pessoas que tiveram a ideia de ir tirar gelo das arcas dos chefes, o que fez com que mais de metade do grupo também fosse lá; e tiveram de ir a cafés buscar gelo. Entretanto no campo os outros foram tomar banho no açude. O jantar era bifes com arroz e cogumelos, depois do jantar fomos lavar a loiça e arrumar tudo fomos para a casa para convivermos com todos. A seguir vinha a grande actividade deste acampamento, o assalto ao MBDM, em que tínhamos um mapa e tínhamos de ir a uns balões verdes e tirar uma tira de papel com um código, no fim de tudo o código dava uma mensagem que dizia mais ou menos:”…o cofre encontra-se jazido… onde a terra acaba e a água começa…” por isso só podia ser no sitio onde nós tomávamos banho , quando chegámos lá ainda ficámos um bom bocado á procura, mas depois vimos um X no chão e escavámos e o grande cofre do MBDM estava lá!!!
Dentro do cofre estavam mais de 1000$ em dinheiro, pedras preciosas e muito mais! A seguir fomos todos para a cama, mas o Gonçalo e o Diogo ficaram de vigia a noite toda, tendo o Gonçalo trocado com o Francisco a meio da noite. Agora todos nos queriam assaltar!
7ºDIA (6/8/10)
Acordámos ás 7:30, tomámos o pequeno-almoço e depois fomos fazer o jogo da manhã, que era um jogo de perguntas sobre os evangelhos, que não nos correu muito bem porque nunca calhava o nosso numero no dado!
Depois desse jogo fomos almoçar, o almoço era hambúrgueres com arroz, desta vez ninguém se atrasou o que fez com que os jogos da tarde não se atrasassem. O jogo da tarde era uma gincana em que o que contavam eram os tempos, começava com 2 elementos um ás cavalitas do outro e iam até uma mini-praia onde o elemento que estava a ser levado tinha de encher uma bóia e ir nela com o balão cheio de água até á praia dos banhos e aí dar o balão a outro elemento que tinha de subir a uma árvore e tocar no tronco, depois tinha de passar por debaixo de uma árvore e passar o balão ao ultimo elemento que ia de olhos vendados até ao sitio onde tinha começado e ai tirar 1 rubi e 1 diamante de uma caixa com larvas…nojento. Nesse jogo jogaram o Gonçalo, o Diogo, a Pina, e o Ipy , o que valeu a pena porque ganhámos por 12 segundos!
Depois fomos preparar o jantar que era arroz á explorador que ficou muito bom! Depois seguiu-se o fogo de conselho em que a nossa peça tratava de nos imitarmos uns aos outros. Depois fomos dormir, mas nós deixa-mos o nosso cofre muito bem escondido para não o roubarem.
8ºDIA (7/8/10)
Acordámos ás 7:30 e começámos a desmontar tudo antes do pequeno-almoço, quando acabámos de desmontar tudo já era hora de almoço, por isso fomos fazer o almoço que era um mini-concurso-de-culinária com os restos que tinham sobrado da casa. Depois de almoço pegámos no material e seguimos a estrada de terra batida até ao alcatrão onde estava o autocarro. A viagem foi outra vez divertida e com os que iam passar para os pioneiros a relembrar todos os bons momentos passados nos exploradores. À chegada á sede os guias foram para a secretaria contar o dinheiro dos cofres… e na formatura final foram anunciados os resultados:
1º lugar – Morcego – 3031$
2º lugar – Falcão – 1743$
3º lugar – Raposa – 1654$
4º lugar – Cavalo – 1466$
5º lugar – Lince – 1270$
Toda a nossa patrulha gostou do acampamento! Foi óptimo para terminar este ano! Obrigado chefes!
Sem comentários:
Enviar um comentário